Gostar de uma boa conversa talvez é o que define melhor minha personalidade. Paulistano, filho de nordestinos, pai de Marina, Lucas e Julio.
Amante de leitura e de arte popular, com vivência profissional sempre ligada a área de negócios me levou a gostar de "aconselhar".
Você conhece seu cliente?
O ponto de partida, a base, o primeiro passo para ter clientes é conhecê-lo. Sem o cliente não há negócio.
Parafraseando o pensador espanhol Séneca, "não existe vento favorável para quem não sabe para onde ir".
Devemos tentar ser uma extensão dos nossos clientes cultivando relações duradouras e fugindo da armadilha da "comoditização" entregando valor real para construir marcas.
Historicamente o vendedor sempre controlou o processo de compra, mas essa relação se inverteu.
Muitas vezes o empresário na pressa de fechar um bom negócio, pressionado pelas obrigações financeiras não consegue focar uma venda por seus benefícios ou pelas dores do cliente.
Acaba cometendo o erro de enfatizar as características do produto ou serviço e invariavelmente termina vendendo PREÇO.
Infelizmente os mercados adotam cada vez mais a concorrência baseada apenas pelo PREÇO.
Validar é a Palavra-Mágica.
O equilíbrio entre eu, você e nós na negociação quebra rejeições.
O tempo fideliza, fortalece e enriquece as relações.
O cliente fiel acontece a partir da aproximação pelas afinidades.
Com o tempo, a relação de confiança se fortalece e a parceria torna-se duradoura.
Finalizo dizendo que a tecnologia é a nossa grande aliada nos negócios e a "cerejinha do bolo" são as PESSOAS.
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